Peter Edward "Ginger" Baker morre aos 80 anos de idade




Influente músico tocou em bandas como Cream e Blind Faith

Peter Edward "Ginger" Baker, um dos mais influentes músicos do rock, faleceu neste domingo, 06/10, aos 80 anos. A causa não foi revelada. Baker fez parte do Cream ao lado de Jack Bruce e Eric Clapton, trio que foi fundamental para o rock.

Continua abaixo da publicidade


Baker tocou também no Blind Faith e inúmeros outros grupos, com destaque para o período em que morou na Nigéria e experimentou ritmos africanos com a Africa 70, banda de Fela Kuti. Um dos maiores bateristas de todos os tempos, que deixa um legado gigantesco.

Continua abaixo da publicidade

Nascido em 1939, em Lewisham, bairro ao sudoeste de Londres, Peter Edward Baker (o "Ginger"era um apelido de infância, devido aos cabelos ruivos) teve aulas na adolescência com o baterista de jazz Phil Seaman. 




Das formações de jazz, o músico seguiu para o blues e o R&B, e integrou, em 1960, o grupo The Graham Bond Organization, onde conheceu Jack Bruce.




Uma de suas maiores influências, além do jazz, era a música africana. Após o fim do Cream, ele e Clapton fundaram, com o tecladista e vocalista Steve Winwood, o grupo Blind Faith. Depois, se mudou para Lagos, na Nigéria, onde lançou o disco "Live!" (1971), com a superbanda Africa 70, de Fela Kuti .